Historial da Associação Musical de Pedroso

logo amp
A Associação Musical de Pedroso é uma instituição de utilidade pública fundada em 1980.
Após o 25 de Abril de 74 intensifica-se por todo o país a consciência da importância do associativismo no desenvolvimento cultural da população, nomeadamente na área musical. E assim surgem inúmeros coros e escolas de música por todo o país. É neste ambiente que, em Pedroso, o pároco (Padre Brito) e alguns pedrosenses, com o apoio do fagotista e maestro António Baptista, formam, em 1975, o Coro Polifónico de Pedroso.
O Coro Polifónico de Pedroso cedo começa a organizar concertos corais e instrumentais, desenvolvendo a cultura musical na terra e despertando o interesse pela aprendizagem musical, quer nos seus componentes quer na população em geral, levando à formação de uma Escola de Música.


Funcionando a Escola de Música e o Coro Polifónico de Pedroso como organizações independentes, depressa se compreende a conveniência de unir os dois corpos numa coletividade, para dessa forma ter um melhor acesso aos apoios públicos; assim se forma, em 1980, a Associação Musical de Pedroso.
Integrado na Associação, o Coro Polifónico conhece um grande desenvolvimento, participando já em 1984 na gravação do “Glória em D” de A. Vivaldi com a colaboração da Orquestra Sinfónica do Porto; e desde então tem vindo a realizar e a participar em concertos de norte a sul do país, ilhas e vizinha Espanha.
A Escola de Música igualmente foi-se desenvolvendo, chegando o seu corpo docente a ser formado por 22 professores dos mais diversos instrumentos. É no seio da Escola de Música que surge o Coro Infantil de Pedroso, o qual participa em inúmeros espetáculos, de norte a sul do país, nomeadamente na R.T.P., e também em Espanha.


No seio da Escola de Música vai crescendo uma orquestra quer em quantidade quer em qualidade, com o primeiro objetivo de acompanhar o Coro Infantil e, mais tarde, o Coro Polifónico. Fruto do seu desenvolvimento e de protocolos realizados com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e Junta de Freguesia de Pedroso, forma-se a Orquestra de Câmara de Pedroso.
A Orquestra de Câmara de Pedroso, sob a batuta de Altino Carvalho e envolvendo 38 músicos, desenvolve uma intensa atividade, gravando CDs e realizando inúmeros concertos, quer promovidos pela própria Associação, quer por organizações públicas e privadas. A Orquestra de Câmara de Pedroso desenvolveu uma colaboração privilegiada com jovens solistas e maestros, destacando-se Cesário Costa, Leonardo de Barros, António Saiote, Zoltan Santa, José Atalaia, Ivo Cruz e António Vitorino de Almeida.


A Associação Musical de Pedroso integra igualmente uma Escola de Dança, desenvolvendo esta uma intensa atividade.